top of page

Sobre

Escrevendo.JPG

T.Leony

Pequena biografia de próprio punho, mas em terceira pessoa:

Nascido no Hospital Espanhol, Salvador, Bahia, em 7 de abril de 1952. Filho único de médico atuante em patologia clínica (seu pai,  tinha laboratório de análises clínicas, Laboratório Estácio Gonzaga) o que pode tê-lo levado a sempre colocar médicos nas histórias que escreve. As figuras dos médicos como apresenta, são baseadas em velhos colegas e amigos de seu pai, Joel Leony. Sua mãe, Isaura Leony, é da tradicional e grande família Almeida de Pedra Azul, MG, de origem nas matas do sertão de baixo da Bahia, entre Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas, Amargosa, Itaquara e Mutuípe no Recôncavo baiano.

Embora sempre muito influenciado pela Medicina, estudou Engenharia Civil na Politécnica da UFBa, formando-se em 1975. No entanto, o que fez profissionalmente foi tomar conta das fazendas da família por 31 anos, morando na região sudoeste do Estado em meio a pecuária, lavoura do cacau, vaqueiros, trabalhadores, mascates, abatedores de gado e até coronéis. Usou muita engenharia na administração rural o que resultou em técnicas mais aprimoradas e evoluídas.

 Sempre gostou muito de ler e escrever. Quando vendeu as fazendas em 2007, seu caminho natural foi escrever. O primeiro livro foi Baraqueçaba lançado em 2014 (abril). Mas ele precisava aceitar o desafio de escrever um romance o que considerava essencial para se considerar autor. Ticiano diz que “seus contos são relatos de fatos, diferentemente da ficção romanceada na qual a pessoa precisa realmente "dar tratos à bola". Depois do romance Orobó vieram o livro de contos Serinhaém, os romances Pirangy e O Camaleão do Outro Mundo e a novela Cafundó. Já participou de várias coletâneas no Brasil e em Portugal, com poesias e contos.


Ticiano diz que alguns livros são marcantes para quem escreve considerando "Um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves um divisor de águas. Ele leu quase tudo de Jorge Amado, Érico Veríssimo, Josué Montello, Aydano Roriz, Vinícius de Moraes, Manoel Bandeira, Augusto dos Anjos e Machado de Assis. Tem preferência pela literatura brasileira e diz não “perder tempo” com os estrangeiros da moda. De outros idiomas, só clássicos como O Pequeno Príncipe, Os Irmãos Karamazov e Robin Hood, (uma eterna lembrança de adolescência) e entre os lusos Eça de Queiroz e Fernando Pessoa com sua veia poética irrepreensível. Ele acusa o brasileiro médio de quase não ler literatura brasileira e preferir Harry Potter e 50 tons ou Escrito nas Estrelas que consegue, nem sabe como, sensibilizar a juventude de hoje.


 Ticiano tem 4 filhos de dois casamentos. Passou pelo infortúnio de ficar viúvo num acidente de automóvel voltando da fazenda, ocasião em que perdeu também seu primogênito há 37 anos passados.


Viaja muito, conhece o mundo quase todo, tem muitos amigos, diz ele, para suprir a falta de irmãos. E uma porção de compadres.

Assine e receba novidades dos lançamentos de Ticiano Leony

Ticiano Leony 

Av. do Farol, 2408 Praia do Forte CEP 48.287-000 Mata de São João, BA

Prazo para entrega: Até 15 dias

Email: teleony@gmail.com 

bottom of page