top of page

Madrugada

  • Foto do escritor: Ticiano Leony
    Ticiano Leony
  • 5 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Madrugada

Ticiano Leony


De vez em quando acordo no meio da noite com alguma ideia para colocar no papel. Mas acabo pegando no sono outra vez e o assunto se perde nas brumas da memória obliterado pela madrugada. Hoje aconteceu outra vez. Assustei o sono altas horas, sobressaltado com um pensamento. Quando levantei pela manhã cedo, procurei lembrar do acontecido e nada! Deu-se um branco como se diz ou “varreu-se-me da memória” como dizia Dias Gomes pela boca de Odorico Paraguassú. Passei o dia todo tentando me recordar da lembrança longínqua e nada. Ao voltar para casa, me deparei com a notícia da morte de Marília Mendonça. O que isso tem a ver? Já explico: junto com a cantora, exuberante de fãs, faleceu seu assessor de imprensa. Pronto! O assunto da madrugada voltou nítido. Esta semana o veterano escritor Áchel Tinoco foi entrevistado por Lucinha Palmeira da Faculdade da Felicidade. Participei ao vivo e vi o inconformismo de Áchel com o desprestígio dos escritores no âmbito da cultura nacional, a ponto de gente estranha ao mundo das letras escritas, ser guindada ao exclusivíssimo Olimpo acadêmico. Pongado na entrevista de Áchel, cheguei a contar aos participantes um evento no qual um caminhão tombou numa rodovia deste interiorzão do Brasil e o prefeito da localidade foi com a secretária de segurança verificar o acidente. Ao se aproximarem, ele reparou que a carga estava intacta, sem qualquer sinal de saque como acontece muitas vezes e emitiu esta observação. Ela então comentou a arrepiante frase:

-Eram apenas LIVROS!

Ou como aconteceu comigo quando agendei com uma editora a apresentação de meu primeiro livro e no dia aprazado ela me dispensou porque tinha horário marcado com o…eletricista! Eu disse na tampa: -uma editora que dá mais importância ao eletricista do que ao autor, não me serve!

Voltando a esta madrugada, ocorreu-me que quase todo o universo da cultura tem assessor de imprensa além de outros profissionais que orbitam a celebridade: atores de teatro, televisão e de cinema, cantores, compositores, maestros, artistas plásticos prestigiados e até quem assume o estrelato de algum esporte, tem o danado do assessor de imprensa. E os escritores? Necas de pitibiriba!!! Pode ser que J. K. Rowling ou Ken Follet, exponentes literários de milhares de edições e milhões de livros, ou até o tupiniquim Paulo Coelho ou Laurentino Gomes, tenham um assessor compartilhado com outros ou com suas editoras. Mas nós que disputamos o mercado a grito, jamais teremos, como Jorge Amado não teve, nem Veríssimo ou Montello, José Lins do Rego, Adonias Filho, Ariano Suassuna ou Cora Coralina. Sei que são expoentes de outros tempos, mas os contemporâneos deles de outras artes e de alhures, certamente tiveram. Presley, Sinatra, Iglesias, Aznavour, Montand, todos devem ter tido alguém que lhes organizasse as agendas, mas os que derrapam na planície, ficam a vida toda no limbo da popularidade. Ainda mais no Brasil onde pouco se lê, onde mal se vende livros, onde livrarias fecham em grupo e as bibliotecas públicas são raras ou inexistem. Áchel, Mário Calmon, Nilvano, Aydano Roriz e até o premiado Itamar Vieira, preparem-se: seremos a vida toda assessores de nós mesmos!

 
 
 

4 Comments


Silvia Pimentel
Silvia Pimentel
Nov 11, 2021

Muito bom e verdadeiro texto. Pelo visto a Literatura não tem sido contemplada com o mesmo apoio dado a o outras áreas da Cultura , algumas com amostras bastantes interrogáveis.

Like

Linda Neves, jornalista social
Linda Neves, jornalista social
Nov 11, 2021

Bravoooooo

Like

Linda Neves, jornalista social
Linda Neves, jornalista social
Nov 06, 2021

Eu sou consumista de e book. Há muito tempo não leio um livro fisico porque o aplicativo Play livros do Google tem tudo o que Vc pensar e imaginar e a Amazon a Estante Virtual trazem o livro até o consumidor.Talvez por isso as livrarias esteja fechando; pela facilidade que o delivery e o ebook trouxeram . Eu leio uma média de 5 livros mês no e book; passada a ressaca eu volto.

Like

Linda Neves, jornalista social
Linda Neves, jornalista social
Nov 06, 2021

O assessor de imprensa vai atrás da demanda para comprar o seu livro porque pelo marketing ele encontra e divulga nos lugares certos para que Você venda todos os livros e, escreva muito mais. A rede está cheia de clubes de leitura e a Amazon vende tudo. Vou sugerir Vc dar uma olhada no Instagram em @unicorniosliterarios para ver como se lê nesse Brasil. As livrarias físicas perdem para o delivery tipo Amazon e, outros; mais o número de leitores sem dúvida é crescente.

Like

Assine e receba novidades dos lançamentos de Ticiano Leony

Ticiano Leony 

Av. do Farol, 2408 Praia do Forte CEP 48.287-000 Mata de São João, BA

Prazo para entrega: Até 15 dias

Email: teleony@gmail.com 

bottom of page