Paraguassu
- Ticiano Leony
- 21 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
Vejam como são as coisas: estou fazendo uma pesquisa sobre a primeira romancista baiana -Anna Ribeiro de Araújo Goes Bittencourt. Pesquisa, principalmente de história, é um novelo. Você acha uma ponta, quando puxa, vem outra. Aí vai-se lendo sobre um personagem, envereda pelo outro, os arquivos na internet são intermináveis (acho que este inter vem daí) mas há as coincidências! Descobri um arquivo com um texto de Clemente Mariani sobre Anna que era avó ( talvez bisavó) dele. Precisei ler, mas não havia a possibilidade de imprimir. Então fotografei as 24 páginas, editei as fotos a muito custo e as imprimi. Serviço péssimo, mas pelo menos eu poderia riscar. Na página 2, felizmente, o autor faz referência ao poema épico Paraguassu de Ladislau dos Santos Titara, um poeta que era militar e atuou de perto nas batalhas pela Independência da Bahia. Lembrei que já tinha visto o livro. Fui à estante e cinco minutos depois o achei. Era meu e estava à mão. Alegre com a descoberta, levei o livro para o escritório e comecei a ler. Bingo!!! O livro foi editado sob as orientações de Edgard de Cerqueira Falcão para o Banco da Bahia, o banco de Clemente Mariani. Pasmem! O tal texto que tive tanta dificuldade para imprimir é a apresentação do poema épico de Santos Titara e estava nas minhas barbas! Assim acontece com as pesquisas.
A vida é realmente um novelo que se puxa da frente para trás. Era comum em família, ao se falar em um nome ouvir : filho de quem ? E na resposta já conheciam toda a história, origem , etc. Se fosse um candidato a namoro o escrutínio era bem mais aprofundado. Mas guardo até hoje o perguntar pelo sobrenome e os mais jovens nunca sabem. Vem sendo perdida a memória das coisas. Desta sua pesquisa conhecia muito pouco.
Que maravilha.
Genial. Lyginha Bessa é filha de dr Mathias irmão de dr Clemente , ela já tinha comentado sobre Ana Ribeiro de Araújo Góes Bittencourt. Parece que é bisavó de Lygia. Ticiano, fale com Lygia ela sabe muita coisa.